12,13,14 e 15/04 – Programação do “Cultura Documentários” nesta semana

De Dentro da Sua Paisagem

Terça, 12 de abril, às 23h45

Local:Tv Cultura

(Tatiana Villela / 2010 / Brasil)

O documentário “De dentro da sua paisagem” traz as impressões  de 3 estudantes intercambistas vindos da França para estudar  na Universidade de São Paulo-USP. A vida universitária, o cotidiano pela cidade de São Paulo e os encontros com essa nova experiência no Novo Mundo criam as  reflexões desses estudantes que demonstram as diferenças entre a vida e a educação na Franca e no Brasil.

Gore Vidal – Minha Vida

Quarta, 13 de abril, às 23h45

Local:Tv Cultura

(Gero von Boehm / 2002 / Alemanha)

Sua especialidade sempre foi contar a História Americana romanceada. No entanto, Vidal soube manter um ponto de vista crítico em relação à realidade de seu país. Enquanto os companheiros de Vital, os Mailer e os Miller, tornaram-se moderados e interessados acima de tudo em si mesmos, Vidal levanta sua voz repetidas vezes, criticando a superpotência EUA como nenhum outro. Recentemente sua correspondência com o assassino de Oklahoma, Timoty McVeigh, causou sensação. Vidal concluiu que McVeigh não era perturbado mentalmente – como a imprensa gostava de apresentá-lo. Mc Veigh lhe pareceu um homem extremamente inteligente e profundamente desiludido, e Vidal exprimiu publicamente sua opinião. Isso, naturalmente provocou grande escândalo, não só no mundo literário dos EUA. O próprio Vidal, nascido em 1925, vem de uma dinastia política. Seu avô, que o criou, era cego e foi o primeiro senador do Estado de Oklahoma. Ele o influenciou profundamente. O pai de Vidal foi um pioneiro da aviação e trabalhou para o Presidente Roosevelt. Jackie Kennedy era sua meia-irmã e ele escreveu discursos para o marido dela. Gore Vidal sempre viveu num mundo muito político. 

No entanto, ele se interessou também por outros assuntos e escreveu best-sellers como “Myra Breckinridge” e “Palimpsest”, e também roteiros de filmes (”Ben-Hur”) Além disso, trabalhou em filmes como “Roma” de Fellini e “Gattaca”. Desde 1972, Gore Vidal vive na Itália, num pallazzo da costa amalfitana.

KZ

Quinta, 14 de abril, às 23H45

Local:Tv Cultura
(Rex Bloomstein / 2006 / Inglaterra)

Depois que a história do inenarrável  foi contada mil vezes, depois que as imagens do inimaginável foram mostradas mil vezes, quando a mente está entorpecida – para onde você vai? Você tem que recomeçar. É aqui que esse filme inicia… Nas margens do rio Danúbio, cercada pela paisagem maravilhosa da Alta Áustria, acha-se a cidade pitoresca de Mauthausen. A dois quilômetros do centro da cidade há uma praça que atrai ciclistas, ônibus de turistas, grupos de estudantes, gente do mundo inteiro. Há guias turísticos trabalhando aqui todos os dias enquanto os habitantes locais cuidam de suas vidas. Aqui é um lugar onde milhares e milhares de pessoas de mais de 30 nações foram torturadas e assassinadas. É o antigo KZ, uma espécie de campo de concentração alemão. Como é ser turista num antigo campo de concentração? Como é trabalhar aqui como guia, dia após dia? Como é conviver aqui com os tenebrosos segredos do passado? E aqueles que escolheram essa cidade para ser seu novo lar? Esse é um filme inovador sobre o enfrentamento com nossos demônios. É uma obra contemporânea e atemporal sobre os horrores que a raça humana inflige e sempre infligirá uns aos outros. Sem os recursos dramáticos usuais, testemunhos de sobreviventes e filmes de arquivo, esse filme não mostra nada, mas diz tudo. Ele o abalará profundamente.

 

Os Swenkas

Sexta, 15 de abril, às 00h15

Local:Tv Cultura

(Jeppe Ronde / 2004 / Dinamarca)

Os Swenkas são homens que vestem terno. Homens que se orgulham de combinar as roupas, de criar os filhos e de serem limpos. Todas as noites de sábado esses trabalhadores competem em Johannesburg para saber qual é o mais elegante. É uma disputa entre eles mesmos. Os Swenkas, um pequeno grupo de trabalhadores zulus, na África do Sul pós-apartheid. Homens que sentem muito orgulho em vestir um terno vistoso e servir de inspiração para outros. Homens que todos os sábados à noite tiram seus macacões encardidos e vestem seus melhores ternos Carducci ou Pierre Cardin para impressionar o juíz escolhido semanalmente. Esses homens são chamados de Swenkas e fazem esse desfile de moda há tantos anos que ninguém se lembra exatamente de quando – ou até porque – tudo começou.

Normalmente o prêmio para o melhor terno e o melhor estilo da noite é dinheiro, mas em ocasiões especiais, como o Natal, o vencedor vai para casa puxando uma cabra ou até uma vaca numa corda. Esse filme começa na época do Natal. Ele acompanha o Swenka mais jovem, Sabelo (agora com 31 anos), na época mais turbulenta de sua vida. Ele enterrou seu pai uma semana antes do Natal – e só uma semana antes de seu casamento. Mas não foi apenas Sabelo que perdeu o pai, ele era também o “pai” dos Swenkas e agora Sabelo e os outros Swenkas hesitam. Sabelo desistirá da ostentação? O grupo procurará um novo líder? Ou a falta imediata de uma autoridade deixará os Swenkas por sua própria conta?

+informações: http://www.tvcultura.com.br/

Publicado em 12/04/2011, em Abril, Cinema, Free, Tv e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário